A diferença entre anel de noivado e aliança de casamento

Você sabe mesmo qual a diferença entre o anel de noivado e a aliança de casamento e a história por trás de ambos? Nós te contamos aqui.
O anel de noivado é uma das coisas principais numa proposta de casamento, esse acessório pode ser simples ou contar com alguma pedra preciosa, isso vai do gosto e bolso dos noivos, porém o mais importante é o que ele representa, que é o primeiro passo para o selamento do compromisso, da união através do casamento. Entretanto, algumas pessoas acabam confundindo o anel de noivado com a aliança de casamento, mas você sabe qual a diferença entre eles dois? Vamos descobrir a seguir.

O que é anel de noivado?
O anel de noivado é dado a alguém no momento ou após ser feita a proposta de casamento. Geralmente o namorado é quem oferece a sua namorada o anel de noivado, mas pode ser o contrário também. Com um anel no dedo anelar (onde é utilizado por padrão), a pessoa está indicando que tem um compromisso com seu parceiro ou parceira.
Existem culturas onde apenas a noiva usa o anel de noivado, mas aqui no Brasil tanto ele quanto ela o utilizam, mas também existem os que preferem que apenas a noiva faça uso do anel. Ao contrário da aliança de casamento, que geralmente é simples, o anel de noivado pode conter alguma pedra preciosa no meio. O tipo de anel de noivado mais conhecido é o “solitário”, que é feito em ouro branco e contém um diamante no centro.
Em 1477, foi reconhecido como o primeiro registro de anel de casamento o que fora dado pelo arquiduque austríaco Maximiliano a Duquesa de Borgonha, quando ele a pediu em casamento.

O que é aliança de casamento?
As alianças de casamento são usadas depois que os noivos se casam, é um costume que é aceito em todo o mundo onde essa cultura existe. Muitos casais optam por usar a aliança de casamento juntamente com o anel de noivado, mudando apenas o anel de dedo, assim eles ficam empilhados no dedo anelar.
Sobre sua composição, a aliança de casamento geralmente é feita de ouro branco ou amarelo, sendo o modelo mais tradicional a aliança lisa, sem detalhes ou pedras preciosas.
Mesmo a aliança de casamento sendo um acessório simples, já existem modelos mais sofisticadas e que contam até mesmo com pedras preciosas.
Tanto as aliança de casamento quanto os anéis de noivado podem ser gravados com o nome dos parceiros e também com a data do casamento ou do pedido de noivado.

Mas por que essa confusão entre aliança e anel de noivado?
Provavelmente, você deve estar se perguntando qual o motivo de haver uma confusão entre a diferença do anel de noivado para a aliança de casamento, pois bem, isso se deve ao fato de que aqui no Brasil muitos casais costumam pedir seu parceiro em casamento, mas em vez de darem um anel de noivado, eles já oferecem a aliança de casamento, mas a colocam no dedo anelar da mão direita, mudando para a mão esquerda depois de casados.
Mas, em resumo:
– A aliança de casamento representa o casamento, ou seja, quando o casal começa a viver uma vida juntos, de fato;
– Já o anel de noivado simboliza que em breve eles irão se casar, que agora tem um compromisso sério, ou seja, o noivado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *