Em que dedo usar o anel de noivado, aliança de casamento e anel de compromisso?

Aqui nós te mostrados em que mão e dedo o anel de noivado, aliança de casamento ou anel de compromisso devem ser usados.
Então você presenteia ou é presenteado pela sua parceira, ou vice-versa, com um anel de noivado, anel de compromisso ou aliança de casamento, mas está com dúvida sobre em que dedo e em qual mão deve colocar, nós vamos apresentar aqui como cada um deles é tradicionalmente usado e também vamos contar um pouquinho do significado de cada um.

Por que o dedo anelar?
O dedo onde o anel de compromisso, anel de noivado ou aliança de casamento são usados é no dedo anelar, seja da mão direita ou esquerda. Isso se dá pelo fato de que os antigos romanos acreditavam que nesse dedo passava uma veia que ia para o coração, conhecida como “vena amoris” (veia do amor), logo, os casais apaixonados adotaram a prática de usarem seus anéis e alianças nesse dedo, simbolizando seu amor.
Se isso é verdade ou não, estando mais para não ser, a tradição continua firme como o símbolo do romantismo e aqui no Brasil ela também é adotada.

Onde usar o anel de noivado?
Sobre em qual mão usar o anel de noivado, a escolha popular para as noivas e os noivos usarem o anel de noivado é no dedo anelar da mão direita. Em alguns países apenas a noiva usa o anel de noivado, mas aqui no Brasil ambos, noivo e noiva, fazem o uso dela.
Muitas pessoas não sabem, mas o anel de noivado é mais novo do que a aliança de casamento, o seu primeiro aparecimento foi em 1477, quando o arquiduque Maximiliano da Áustria presenteou a Duquesa Maria da Borgonha com um anel com diamante, em seguida, isso se tornou uma tendência. Existem também outras pedras preciosas que são usadas nos anéis de noivado, tais como o rubi, safira, entre outros.
De acordo com uma antiga tradição (ainda seguida em alguns países), o homem é quem deve presentear a mulher com um anel de noivado e apenas ela o utiliza, mas hoje em dia já podemos ver mulheres que tomam a iniciativa e presenteiam seu parceiro com um anel de noivado, não existem regras.
No dia da cerimônia casamento, o anel de noivado deve ser passado para o dedo anelar da mão direita, então a aliança de casamento é colocada no dedo anelar da mão esquerda. Existem pessoas que usam o próprio anel de noivado como aliança de casamento, então durante a cerimônia o noivo apenas retira o anel do dedo da mão direita da noiva e o coloca no da mão esquerda, assim como a noiva também o faz com seu noivo (se ele também usar o anel).

Onde usar o anel de compromisso?
O anel de compromisso, ao contrário da aliança de casamento e anel de noivado, é uma tradição bastante antiga, existindo relatos de que essa se iniciou no século 16. O uso desse anel ainda gera muita confusão, pois muitas pessoas acham que ele se trata de um anel de pré-casamento ou que simbolize a promessa de um compromisso futuro desse tipo, mas não é bem assim,
Um anel de compromisso é usado pelo casal que ainda não está preparado para um compromisso sério como o casamento, mas ainda assim quer demonstrar seu amor e compromisso, como símbolo de um relacionamento exclusivo e estável, simbolizando o quanto um é importante para o outro.
Para o casal que já está na faculdade, já trabalham ou tem mais de 25 anos, optar pelo anel de compromisso pode não ser uma boa opção, afinal, o que sua namorada ou namorado pode estar esperando é um anel de noivado.
Quanto ao dedo e mão onde o anel de compromisso deve ser usado, não existem regras, mas muitos costumam o utilizar no dedo anelar da mão direita, assim como o anel de noivado.

Onde usar a aliança de casamento?
Se você planeja se casar, você provavelmente está se perguntando onde usar a aliança de casamento e também como você vai usar o seu anel de noivado no dia da cerimônia de casamento.
Tradicionalmente, a aliança de casamento é usada somente na cerimônia de casamento, depois que os noivos estão finalmente casados. Essa aliança é usada, tradicionalmente, no dedo anelar da mão esquerda.
Para quem vai usar a aliança de casamento juntamente com o anel de noivado ou mesmo um aparador de aliança, o modo mais popular de fazer isso é, no dia do casamento, deixar o anel de noivado no dedo da mão direita e na hora em que o noivo colocar a aliança de casamento no quarto dedo da mão esquerda da noiva (dedo anelar) ou ela no dedo dele, basta depois colocar o anel de noivado por cima.
Esperamos que suas dúvidas sobre em que dedo usar o anel de noivado, aliança de casamento e anel de compromisso tenha sido esclarecida, se ainda ficou com alguma dúvida, deixe seu comentários que iremos estar te respondendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *